SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sábado, 26 de janeiro de 2013

EMPRÉSTIMOS EM ALTA NOS BANCOS PÚBLICOS

Imagem ilustraiva

Empréstimos de bancos públicos sobem o triplo de bancos privados
O juro nos empréstimos para as pessoas físicas atingiu o menor nível desde 2000, o governo forçou os bancos públicos a oferecer mais crédito a um custo menor e, ainda assim, os calotes subiram, encerrando 2012 em 7,9% do total emprestado.
O valor, que não inclui os financiamentos habitacionais e outras operações direcionadas, mostra que a inadimplência resiste a cair, frustrando a expectativa de redução sustentada durante todo o ano pelo BC.
E pior: até linhas como o consignado e crédito pessoal --mais baratas-- fecharam 2012 com inadimplência no maior patamar desde maio de 2002 (6,4%).
O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, não soube explicar por que isso aconteceu, mas insistiu em que a tendência dos calotes é de queda em 2013. "Não tenho elementos que poderiam explicar o que fez essa inadimplência [subir]", disse. "A perspectiva de queda na inadimplência se baseia na continuidade do crescimento da renda."
O crescimento das dívidas em atraso é apontado pelos bancos privados como justificativa para o pé no freio na concessão de empréstimos.
Ignorando os apelos do governo para acelerar a liberação de crédito, no ano passado, o estoque de empréstimos nessas instituições cresceu só 7,8%. Nos bancos públicos, foi mais do que o triplo: 27,2%.
Para Túlio Maciel, os bancos oficiais estão sendo mais agressivos nas concessões, sobretudo de financiamentos habitacionais.
Com isso, aumentaram sua participação no mercado (passaram de 43,5% no fim de 2011 para 47,6% em 2012).
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postagens antigas