SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DE OLHO NO DINHEIRO PÚBLICO

Imagem: Hospital da Mulher

Sesap conclui relatório de auditoria

A comissão de Controle Interno da Secretaria Estadual de Saúde finalizou a auditoria acerca do contrato da Associação Marca com o Governo do Estado para gerir o Hospital da Mulher de Mossoró. Contudo, segundo a Assessoria de Comunicação do Governo, o conteúdo do relatório final não será divulgado ao público. O motivo alegado é a necessidade de uma revisão no documento produzido pelos auditores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). A Controladoria Geral do Estado irá elaborar um novo relatório. É o quarto desde que o contrato com a Associação Marca passou a ser alvo de suspeitas.
A conclusão da auditoria foi anunciada ontem à tarde pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. No entanto, segundo o próprio texto da Assessoria, a sociedade saberá o conteúdo da averiguação somente em 30 dias. Segundo a lei de Acesso a Informação, o "resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo" devem ser públicas. "Não é que o governo não queira divulgar os dados. O fato é que o  protocolo de entrada do relatório foi feito no início dessa tarde (de ontem) e a documentação não foi analisada ainda", afirma Valéria Costa e Silva, coordenadora do Núcleo de Comunicação do Governo do Estado.
No âmbito da Control, uma comissão foi constituída para anlisar o relatório da auditoria. A equipe de auditoria extraordinária é composta pelos servidores: Alexandre Pinto Varella, Controlador-Geral Adjunto do Estado, que a preside; Marcos José Moura Fernandes, Técnico de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado (CONTROL), e Antônio Osir da Costa Filho, Subcoordenador de Fiscalização da Control.
As conclusões do Relatório Final serão encaminhadas para o Tribunal de Contas de Estado e para o Ministério Público Estadual, para adoção das medidas cabíveis, de acordo com o Governo. Cópia do Relatório Final também será encaminhada para a Procuradoria Geral do Estado. "O Governo não tem nada a esconder e irá divulgar o que for necessário no momento devido", diz o controlador geral do Estado, Anselmo Carvalho.
A investigação nas contas do Governo do Estado com a Associação Marca, que é acusada pelo MPE de desvios na saúde pública do Município de Natal, começou em junho de 2012. Naquele momento, a governadora Rosalba Ciarlini determinou a realização de auditoria para ser finalizada pela Controladoria Geral do Estado no prazo de 30 dias. Em setembro, a Control, após verificar algumas irregularidades, encomendou à Secretaria de Saúde a realização de uma nova auditoria, através da comissão de Controle Interno.
O documento do controle interno da Sesap foi finalizado e repassado novamente para a Controladoria, chefiada por Anselmo Carvalho. Como a TRIBUNA DO NORTE noticiou em novembro do ano passado, Anselmo manteve um contrato de locação com a Marca. A sede administrativa da entidade funcionou durante cerca de seis meses em um imóvel de propriedade do controlador. O Hospital da Mulher foi gerido pela Associação Marca de março a outubro de 2012. Depois disso, a Sesap selecionou, através de licitação, o Inase, que vem gerindo a unidade.
Fonte: http://tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postagens antigas