Estudo aponta RN líder em evasão
O Rio Grande do
Norte é o Estado com o maior índice de abandono escolar do país. Ano passado,
19,3% dos alunos matriculados no ensino médio, público e privado,
abandonaram a sala de aula antes de concluírem os estudos. Greves, falta de
professores e conteúdo programático desinteressante para a classe estudantil
são alguns dos fatores apontados por gestores e especialistas da área que podem
explicar a posição no ranking. Além do abandono escolar, o RN é destaque no
índice de reprovação. Nesse quesito, no mesmo período, o percentual foi de
apenas 8% - o quinto menor do Brasil.
Os dados fazem parte do Censo Escolar 2011 que foi divulgado, essa semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para formulação de políticas e programas. De acordo com a titular da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), Betânia Ramalho, o resultado servirá como norteador de futuras ações. "Uma das nossas tarefas é ter controle e conhecimento da situação real do nosso ensino. O Censo revela muitos detalhes que vão nos auxiliar na administração. Temos que correr atrás do prejuízo", colocou.
Em2010, a
taxa de abandono escolar no RN, do ensino médio, foi de 17,3%. Para a
secretária, o aumento desse percentual, no ano passado, pode ser explicado por
dois fatores: greve e currículo escolar. "Tivemos várias greves, uma em
cima da outra, que trouxeram um prejuízo imensurável para a sociedade. O aluno
simplesmente abandonou a escola porque não havia o que fazer nela. Além disso,
é preciso analisar o currículo das escolas. Muitos alunos não se sentem atraídos
pelo o que é oferecido e preferem seguir outros rumos".
Os dados fazem parte do Censo Escolar 2011 que foi divulgado, essa semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para formulação de políticas e programas. De acordo com a titular da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), Betânia Ramalho, o resultado servirá como norteador de futuras ações. "Uma das nossas tarefas é ter controle e conhecimento da situação real do nosso ensino. O Censo revela muitos detalhes que vão nos auxiliar na administração. Temos que correr atrás do prejuízo", colocou.
Em
Fonte:
Tribuna do Norte
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