SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sexta-feira, 13 de março de 2015

E AGORA PT? A CULPA AINDA É DO PSDB?

Desemprego aumenta para 6,8%
Rio (AE) - A taxa de desemprego no País cresceu para 6,8% no primeiro mês de 2015, ante 6,4% no mesmo período de 2014, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Economistas ainda veem alguns sinais positivos no mercado de trabalho, mas com tendência à deterioração nos próximos meses.
“Tem um aumento significativo de pessoas procurando por trabalho. Foi uma das causas desse aumento na taxa de desocupação”, apontou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. “De 2013 para 2014, tinha caído substancialmente (o total de desocupados). Agora, em 2015, ainda está bem longe do patamar de 2013 e 2012, mas está subindo”, acrescentou.
A consultoria Rosenberg Associados espera que a taxa de desocupação média aumente de 6,8% em 2014 para mais de 7,5% em 2015. Entre os entraves à criação de vagas estão o desaquecimento da produção, a provável redução da desoneração da folha de pagamentos, além da estagnação de setores como óleo e gás e construção em virtude da Operação Lava Jato (que investiga denúncias de corrupção na Petrobrás). 

O dado mais positivo da pesquisa foi o novo aumento na renda média paga aos trabalhadores. O crescimento de 2,1% em relação a janeiro de 2014 foi causado por um avanço de fato no poder de compra da população, disse Azeredo.  
Seguro-desemprego
Brasília (AE) - A comunicação pela internet da dispensa de funcionário e o requerimento de seguro-desemprego ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) será obrigatória a partir de 1º de abril. Depois dessa data, não serão mais recebidos formulários impressos.
De acordo com o MTE, a medida é uma determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O “Empregador Web”, sistema para envio de declarações pela internet, já pode ser usado; mas de forma opcional, como alternativa ao papel.
O ministério argumenta que o sistema digital garantirá agilidade às empresas, redução de gastos e mais segurança. O mecanismo é parte do chamado “E-Social”, que deve ser totalmente implementado em 2016 e vai unificar o envio de informações pelos empregadores.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postagens antigas