SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

domingo, 1 de novembro de 2015

VEJA COMO VAI FUNCIONAR O COMÉRCIO NO DIA DE FINADOS EM NATAL.

Feriado altera serviços e comércio
O feriadão de quatro dias encerra-se nesta segunda-feira (2) com as famílias referenciando e rezando para os parentes mortos, no chamado “Dia de Finados”. As celebrações religiosas é que chamam mais a atenção do público, motivo pelo qual a prefeitura de Natal elaborou, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), uma programação especial que atende todos os fiéis e credos, com a realização de cultos ecumênicos durante todo o dia e música ambiente, em horários alternados, em todos os cemitérios públicos da cidade.
A Semsur vai disponibilizar toda uma estrutura nos cemitérios com cadeiras, tablado, sonorização e banheiros químicos. No feriado do Dia dos Finados os cemitérios ficarão abertos para visitação das 6 às 22 horas e contarão com a presença da Guarda Municipal e da vigilância armada privada. “O Dia de Finados é uma importante data para homenagear e lembrar os entes queridos. A Prefeitura todos os anos busca proporcionar um melhor ambiente para receber os visitantes e este ano pensamos em uma programação direcionada a atender diversos credos. Durante todo o dia as pessoas encontrarão um local com segurança e organização”, disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Fernandes.
Já por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a prefeitura montou um esquema “a fim de garantir a segurança e disciplinamento do trânsito de veículose acesso das pessoas nas imediações dos cemitérios públicos de Natal”, informou o chefe do Setor de Intervenção Viária da STTU, inspetor Carlos Eugênio. Batedores e agentes de trânsito vão orientar motoristas e pedestres, com o apoio de viaturas, no entorno dos cemitérios Parque de Nova Descoberta, Bom Pastor I e II, Igapó e Alecrim, que são, tradicionalmente, os cemitérios com mais frequência de visitantes.

Por causa da aglomeração de pessoas, inclusive ambulantes e vendedores de velas, flores, por exemplo, a STTU também faz mudanças na rota das linhas de ônibus, como as de números 01, 08, 22, 59 e 71,que usam as vias de acesso aos cemitérios do bairro do Bom Pastor, que vão sofrer alterações no intinerário. Na ida, Na ida, os veículos serão desviados pelas ruas Petronildo Diogo Silva, Napoleão Laureano e a avenida Amintas Barros, enquanto na volta, os ônibus seguirão pelas ruas Santa Tereza, Manoel Miranda e Aristófanes Fernandes. Carlos Eugênio disse que neste trecho da avenida Bom Pastor, “o volume de pessoas será grande e como medida de segurança a gente resolveu desviar os itinerários destas linhas de ônibus”. Já nos demais cemitérios, segundo ele, as linhas de ônibus operarão com seus respetivos itinerários normais.
Por conta do “Dia de Finados” e como ocorrem em fins de semana, dias santificados e feriados, a STTU também definiu a aplicação diferenciada, a chamada tarifa social de transporte coletivo, desconto de 50% no valor das passagens de ônibus e transporte opcional.
Comércio
O comércio natalense vai funcionar em horários diferenciados durante o “Dia de Finados”, amanhã, o último dos quatro dias de feriadão, que começou na sexta-feira, alusivo ao “Dia do Funcionalismo Público”, que, por sua vez, fora transferido da quarta-feira (28). A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal informa, por exemplo, que o chamado comércio de rua é fechado no Alecrim e Zona Norte, enquanto no centro da cidade a abertura das lojas é facultativa. 
De acordo com a CDL, os grandes magazines, como Riachuelo e C&A abrem asd 8 às 16 horas, já as Lojas Americanos funcionarão das 9 às 15 horas.
Os bancos também estão fechados no Dia de Finados e só voltam a funcionar na terça-feira (3), a partir das 9 horas e até às 15 horas, em função do horário de verão.
Outros horários e locais onde o comércio está aberto à clientela são os seguintes: 
Shopping Midway Mall
Praça de alimentação e Lazer: 
11h às 22h
Lojas de Departamento: de 13h 
às 21h
Demais lojas: de 15h às 21h
Natal Shopping
Praça de alimentação: 11h às 22h.
Lojas âncoras : 12 às 21h
Mega Lojas:13h às 21h
Demais Lojas/quiosques: 14 às 
21h
Cinema: conforme a programação
Praia Shopping
Praça de alimentação: 
a partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15 às 21h
Cinema: conforme a programação
Shopping Cidade Jardim
Praça de alimentação: a partir 
das  11h
Lojas e Quiosques: 15 às 21hs
Shopping Via Direta
Praça de alimentação: 12h às 
22horas .
Lojas e quiosques: abertura 
facultativa 
Partage Norte Shopping Natal
Lojas e quiosques: 15h às 21h
Praça de Alimentação: 11h         às 22h
Cinema: conforme sessões.
Supermercados
Funcionamento das grandes 
redes: das 7 às 22hs
Fonte – CDL

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postagens antigas