SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

terça-feira, 28 de abril de 2015

MOSQUITO EM ALTA!!!

RN registra média de 812 novas notificações de dengue a cada semana

Doença já está presente em 84,4% dos municípios e Natal é o que possui maior incidência de casos

Com mais de 13 mil casos notificados em todo o Rio Grande do Norte em apenas 16 semanas deste ano, a dengue já está presente em 141 municípios, ou seja 84,4% de todo o Estado, conforme o boletim divulgado pelo Programa Estadual de Controle da Doença, da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap). Mais uma vez, a Capital é o que possui o maior número de suspeitas, com 3.309 registros e dois óbitos confirmados.
Os outros municípios que também registram os maiores números de casos notificados  são Parnamirim, com 701 suspeitas; Currais Novos, com 562; Mossoró, com 549 e Santa Cruz, que teve 409 registros. Já com relação à incidência da doença, 61 municípios apresentaram alta, 26 estão com média, 54 estão com baixa e 26 apresentaram incidência silenciosa.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual, Sílvia Dinara, a secretaria vem realizando visitas técnicas aos municípios nas últimas semanas, a fim de orientar as ações de prevenção e combate à doença. No entanto, ela orientou que cada morador deve ser responsável por cuidar e supervisionar seu próprio imóvel, cabendo ao agente de endemias complementar as ações desempenhadas.
“A Sesap orienta à população para intensificar as medidas de prevenção, como não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras”, afirmou.
O Estado também está investindo na operação dos carros fumacê, que está sendo feita principalmente nos municípios de Natal, São Paulo do Potengi, Lajes Pintada, Serra de São Bento, Alexandria, Equador e Florânia. Em Natal, a secretaria continua com as ações de orientação e conscientização da população, para que ela adote atitudes preventivas e cuidados para evitar o surgimento de criadouros do Aedes aegypti e o Aedes albopictus, transmissores da dengue.
Entre elas, não acumular lixo em locais inapropriados; manter lixeiras, caixas de água e recipientes que possam servir como depósitos para os vetores; colocar areia em vasos de plantas e não deixar água aglomerada, entre outras. Na Capital, os municípios com maior incidência de casos de dengue são Nossa Senhora da Apresentação, com 294 casos; Pajuçara, 245 casos; Alecrim, com 226 e Potengi, com 219.
Fonte: http://jornaldehoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postagens antigas