SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PSE - DINHEIRO VEM, SÓ QUE NÃO FUNCIONA

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE

Resultado de uma parceria, iniciada em 2008, entre os ministérios da Saúde e da Educação, o Programa Saúde nas Escolas (PSE) tem o objetivo de promover a saúde dos alunos brasileiros de escolas públicas. As equipes vinculadas ao programa desenvolvem ações nas escolas de sua área de cobertura.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas nas cidades abarcadas pelo Plano Brasil Sem Miséria em 2011, um total de 3.725 equipes do Programa Saúde da Família devem se vincular ao Saúde na Escola. Em 2014, esse número deve subir para 7.500.
O Programa Saúde nas Escolas está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e avaliação psicológica do estudante.
O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física.
O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. O último bloco de atuação do programa prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas.
O tempo de execução de cada parte deve ser planejado pela Equipe de Saúde da Família, levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. As ações previstas no Saúde nas Escolas serão acompanhadas por uma comissão de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais. Fonte: www.saúde.gov.br/pse

Imagem realmente ilustrativa
Canguaretama recebeu no mês de março/2012, R$: 84.420,00 (oitenta e quatro mil, quatrocentos e vinte reais), para serem utilizados nas ações do PSE. O problema é que não vemos essas ações acontecerem, não existe a visita frequente por parte desses profissionais, em três anos tivemos apenas duas visitas da equipe do Programa de Saúde Bucal na Escola do Meira Lima, Médico nenhuma. Isso nos leva a constatar que o Programa Saúde na Escola existe apenas no papel, na prática só temos de concreto a verba que cai na conta da saúde.
Fonte dos recursos:  http://www.fns.saude.gov.br

2 comentários:

Anônimo disse...

você ansa muito mal informado, cuidado com o que vc diz, pois os profissionais que realizam as ações na escola vão com a lista de assinatura"

Edinaldo Brito disse...

Caro anônimo, mal informado esta você, poucas pessoas conhecem as ações do PSE como eu, visitar uma escola ou outra e anotar o nome dos alunos, não pode se caracterizar ações do PSE, conheça o programa, leia, pesquise e depois venha me dizer se Canguaretama pratica ou não as ações do PSE. Me diga quando e quais escolas os Médicos, Dentistas, Enfermeiros visitaram e realizaram um trabalho educativo e preventivo com os alunos, me diga quando os profissionais da educação tiveram palestras desses profissionais? Meu amigo(a) tudo isso faz parte das ações do PSE. Saiba que tudo que é postado nesse blog, é verídico e eu provo.

Postagens antigas