SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sexta-feira, 26 de julho de 2013

QUEDA DE DILMA SOBROU PARA OS GOVERNADORES

Protestos atingem governadores

São Paulo (AE) - Os números da pesquisa Ibope divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que as manifestações populares de junho que derrubaram a popularidade da presidente Dilma Rousseff também atingiram em cheio os principais governadores do País, independente da coloração partidária ou da relação com o governo federal. Principal alvo dos movimentos no Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta viabilizar a candidatura de seu vice, Luiz Pezão, para sucedê-lo no Estado, foi o mais prejudicado entre os 11 governadores incluídos na sondagem.
Apenas 12% dos entrevistados consideraram seu governo ótimo ou bom. E só 25% disseram que sua administração inspira confiança. Reeleito no primeiro turno da eleição de 2010 com 66,08% dos votos válidos, Cabral vive o pior momento de sua carreira no executivo fluminense. Em novembro daquele ano, por exemplo, sua gestão foi avaliada como ótima ou boa por 55% dos entrevistados do Datafolha. O mesmo instituto mostrou, em pesquisa divulgada no último mês de em junho, que ele contava com 25% de aprovação.
Cabral vem sendo alvo direto de manifestantes no Rio. Enquanto em outras partes do País os protestos arrefeceram, na capital fluminense eles são praticamente diários. Até a casa do governador, no bairro do Leblon, tem sido alvo de cercos de grupos que pedem sua renúncia.No Rio, o índice de entrevistados que considera o governo de Dilma ótimo ou bom é de 19%.
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que se articula para disputar o Palácio do Planalto no ano que vem contra Dilma, foi o mais bem avaliado da pesquisa Ibope. Sua gestão foi considerada ótima ou boa por 58% dos entrevistados e 76% aprovam sua maneira de governar. O governo Dilma tem aprovação menor do que o dele: 41% aprovam a gestão da petista no Planalto.
Apesar de liderar o ranking dos governadores mais bem avaliados no momento, ele está distante do seu melhor desempenho. Na pesquisa do Datafolha divulgada em novembro de 2010 ele contava com 80% de aprovação e parecia imbatível. 
O segundo governador mais bem avaliado foi Beto Richa (PSDB), do Paraná. Seu governo foi considerado ótimo ou bom por 41% dos entrevistados. Também nesse Estado a aprovação à gestão de Dilma é menor do que à gestão do governador.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postagens antigas