SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Levy: “CPMF é imposto pequinininho e rico e pobre pagam”

Governo espera arrecadar 32 bilhões com a ressurreição do tributo
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, voltou a dar explicações sobre a proposta de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mais conhecido como imposto do cheque.
Em entrevista concedida à TV NBR na noite de terça-feira, o ministro afirmou que o imposto é “pequenininho”, que “não bate na inflação” e que “todo mundo paga – rico, pobre e todas as empresas”.
“Na verdade é um imposto pequenininho. Dois milésimos, né? Se você for comprar alguma coisa que custa 10 reais, você vai pagar 2 centavos. Se for pagar 100 reais, você vai pagar 20 centavos”, disse o ministro.
A declaração busca aplacar a resistência do Congresso à proposta, que precisa ser aprovada pelos parlamentares.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já disse que a CPMF é “insuportável” e nem parlamentares petistas acreditam que ela vai passar no Legislativo.
O governo, por sua vez, espera arrecadar 32 bilhões com a ressurreição do tributo, que incide sobre todas as movimentações financeiras feitas por pessoas físicas, desde saques em dinheiro a pagamento da fatura do cartão de crédito.
O valor representa quase a metade da economia prevista no pacote fiscal anunciado pelos ministro da Fazenda na última segunda-feira. Dada a sua imagem negativa, Levy reforçou que o imposto deve ser provisório, só “para ajudar a fazer a travessia para o outro Brasil que a gente quer”.
Fonte: http://jornaldehoje.com.br/ (Veja)

Nenhum comentário:

Postagens antigas