SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sábado, 26 de setembro de 2015

ACABA GREVE DO INSS

Servidores encerram greve no INSS
Depois de quase três meses de greve, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltam ao trabalho na próxima semana. A decisão foi referendada em assembleias realizadas nos Estados, mas o atendimento ao público somente deverá ser retomado na quinta-feira. Isso porque o fim da paralisação depende da assinatura do acordo firmando com o governo federal, previsto para terça-feira. Além do mais, será preciso revalidar as senhas de cada servidor para que possa operar no sistema. Por segurança, o sistema faz o bloqueio depois de trinta dias de inatividade. 
Diretor da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social e também do Sindprevs/RN, Djalter Felismino, disse ontem que na terça-feira está marcada uma reunião com a gerência local do INSS para definir detalhes do mutirão que será realizado no Rio Grande do Norte. “Esperamos colocar o serviço em dia em um mês”, disse ele. Além de horas a mais de segunda a sexta-feira, os servidores vão trabalhar também aos sábados.
O INSS tem 33 mil servidores. A decisão pelo fim da greve é tomada pelos sindicatos nacionais para, depois, ser formalizada em uma assembleia nacional.  Na quinta-feira passada, no primeiro dos encontros com representantes estaduais, 15 Estados e o Distrito Federal aprovaram a suspensão da greve. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Bahia e Goiás. Ontem foi a vez de Pernambuco.

Os sindicatos vão encerrar a greve mesmo sem ter atendidos os principais pontos de reivindicação. Eles aceitaram a proposta do governo de dividir o reajuste salarial de 10,8% em duas parcelas, 5,5% em agosto de 2016 e 5,3% em janeiro de 2017. 
Nas outras reivindicações, os pleitos foram atendidos parcialmente, como a redução da parcela variável dos salários e a fixação de carga horária de 30 horas. Eles queriam a realização de mais concursos públicos, tendo em vista que a metade dos servidores vai se aposentar até 2017, mas esse pedido não vai ser atendido agora. 
O momento de frustração de receitas, com novo pacote fiscal para fechar as contas em 2016, inviabilizou as negociações. Por isso, decidiram pelo fim da paralisação. "O quadro político e econômico do País ampliou ainda mais a intransigência e soberba do governo, não nos restou outra alternativa", disse José Campos, do Comando Nacional de Greve da Fenasps.
A greve dos servidores do INSS começou no dia 7 de julho. Já os peritos médicos previdenciários permanecem em greve desde o início de setembro. Trinta por cento dos peritos continuam trabalhando para atendimentos prioritários.
Ao saudar o acordo para por fim à greve, a presidenta do INSS, Elisete Berchiol, orientou os segurados para que se informem sobre o funcionamento das unidades antes de ser dirigirem às agências. “Estamos aguardando o fim da paralisação para os próximos dias. Por isso, é importante que o segurado somente vá até uma agência quando já tiver certeza do pleno funcionamento.” O INSS dará informações sobre a situação do atendimento e os serviços disponíveis através da Central 135.

Nenhum comentário:

Postagens antigas