Imagem ilustrativa
Em quatro anos, 71 escolas desativadas
O
crescimento do número de escolas técnicas e a ascensão social da população são
alguns dos motivos apontados pela Secretaria Estadual de Educação para a
diminuição de alunos na rede pública do estado. O fato resultou na desativação
de 71 escolas nos últimos quatro anos, duas delas em Natal. O número também
inclui a municipalização de unidades do Ensino Fundamental. Nesse caso,
trata-se de uma orientação do Ministério da Educação.
Dezessete
mil estudantes saíram da rede estadual entre os anos de 2013 e 2014, entre
alunos do ensino regular e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde a evasão
é de cerca de 50%.
“Há algum tempo tínhamos dois IFRNs. Hoje temos 19, oferecendo ensino médio e profissionalizante. Isso faz com que muitos alunos saiam da rede estadual, que também oferece o Ensino Médio. Com a inauguração do Instituto em Parnamirim saíram 1500. A escola técnica em Pitimbu também puxou mais 1500”, disse o secretário adjunto da Educação do estado, Joaquim Oliveira, ao lembrar que 10 novos centros profissionalizantes serão inaugurados até o final do primeiro semestre de 2015. Os três primeiros serão em Nova Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim.
“Há algum tempo tínhamos dois IFRNs. Hoje temos 19, oferecendo ensino médio e profissionalizante. Isso faz com que muitos alunos saiam da rede estadual, que também oferece o Ensino Médio. Com a inauguração do Instituto em Parnamirim saíram 1500. A escola técnica em Pitimbu também puxou mais 1500”, disse o secretário adjunto da Educação do estado, Joaquim Oliveira, ao lembrar que 10 novos centros profissionalizantes serão inaugurados até o final do primeiro semestre de 2015. Os três primeiros serão em Nova Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim.
“Não
é ruim para o aluno ir para o IF. Pelo contrário. Ele passa a ter uma escola
maior, melhor, mais adequada. O estado é que perde receita com isso, porque o
cálculo da verba para a Educação é feito a partir do número de matriculados. O
que fizemos foi uma correção para o bom uso dos recursos”.
A medida do trancamento de escolas, de acordo com o gestor, reduziu o custo-aluno e recebeu reconhecimento e elogio do MEC. Ele ressalta a importância da continuidade desse trabalho nas próximas gestões, porque modificações na estrutura da Educação continuarão acontecendo.
Fonte: Tribuna do
NorteA medida do trancamento de escolas, de acordo com o gestor, reduziu o custo-aluno e recebeu reconhecimento e elogio do MEC. Ele ressalta a importância da continuidade desse trabalho nas próximas gestões, porque modificações na estrutura da Educação continuarão acontecendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário