Reclamações contra bancos crescem 9% em
dezembro, segundo BC
O
número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com
novembro, de acordo com levantamento do Banco Central (BC). No mês passado,
foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que infringem normas do
Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.
Entre os
bancos com mais de 1 milhão de clientes, o HSBC ficou na liderança em número de
queixas pelo segundo mês seguido.
Para montar
esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes dividido pelo
número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC),
multiplicado por 100 mil. Com isso, chega-se a um índice.
HSBC lidera em queixas,
seguido por Santander, BB, Banrisul e Caixa
O HSBC teve
127 reclamações procedentes no mês passado e contava com 5.885.959 clientes sob
o FGC. Com isso, seu índice foi de 2,15, contra 1,71 no mês de novembro.
O Santander
seguiu na segunda colocação, com índice de 1,73. O banco espanhol teve 402
reclamações divididas entre 23,166 milhões de clientes.
O Banco do
Brasil se manteve na terceira colocação, com índice de 1,31. Foram computadas
463 reclamações para um universo de 35,3 milhões de correntistas do BB.
O Banrisul tomou o lugar do Itaú na quarta colocação: com 2,3 milhões de
clientes protegidos e 30 reclamações procedentes, o índice do banco gaúcho foi
de 1,29.
Encerrando o
"top five", pelo segundo mês consecutivo, está a Caixa Econômica
Federal (CEF), com índice de 1,17, que reflete 648 reclamações para 55,06
milhões de clientes.
Reclamação mais comum é sobre débito não autorizado
No ranking
geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 444
ocorrências. Aqui, a Caixa segue líder, com 125 reclamações procedentes,
seguida por Banco do Brasil (111) e Santander (99).
O segundo
maior número de reclamações esteve relacionado à cobrança irregular de tarifas,
com 335 reclamações, sendo 134 da Caixa, 88 do BB e 38 do Santander.
Já a prestação
irregular de conta-salário aparece na sequência, com 231 queixas, sendo 93
referentes ao Santander.
A prestação de
esclarecimentos incompletos/incorretos registrou 209 ocorrências, com a
liderança do Bradesco (54 queixas).
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Société Générale seguiu
na liderança em dezembro. O BNP Paribas aparece em segundo, seguido por
Bonsucesso, BMG e PanAmericano.
Fonte: Tribuna do Norte
Fonte: Tribuna do Norte
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