SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sábado, 14 de julho de 2012

FALHA NA LEI DA FICHA LIMPA

Procurador aponta falha na Lei da Ficha Limpa, que não alcança candidatos sob efeito de liminar

O Procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha ressaltou a importância do cumprimento da Lei da Ficha Limpa, mas apontou uma brecha na legislação. Segundo ele, "é uma falha a lei não permitir que candidatos que tiveram contas rejeitadas, mas que estão sob efeito de liminar, não possam ser impugnados".
Paulo Sérgio, que acompanhou a ministra Cármem Lúcia na visita ao TRE, disse que mais de 50 candidatos que caíram no listão tentaram escapar da ficha suja, mas apenas oito conseguiram por força de liminares, o que mostra uma justiça eleitoral cada vez mais rígida. "Assim que a lista do Tribunal de Contas da União e do Estado foi divulgada, vários candidatos que constavam nessa lista correram para a justiça para tentar obter essas liminares. Essas que a sociedade ficou sabendo representam apenas uma pequena parte do que se tentou. Muitos tentaram, poucos conseguiram", frisou ele. 
Contudo, o procurador explicou que existem duas hipóteses que enquadram um candidato na aplicação da Ficha Limpa: ter as contas rejeitadas e que essa rejeição não esteja suspensa por força de liminar do poder judiciário. Ontem terminou o prazo para o Ministério Público solicitar a impugnação de candidaturas. Aqueles políticos que estiverem em julgamento, mas sob efeito de liminar, não poderão ser alcançados pela Ficha Limpa, o que para Paulo Sérgio, é uma falha na lei. "O MP fica impedido de impugnar essa candidatura, mas o resultado poderia ter sido pior se o MP não tivesse agido para mostrar que as decisões dos Tribunais de Contas são bem embasadas". 
O erro, segundo procurador, está no fato de que mesmo que a liminar que suspende a inelegibilidade do candidato caia, nada poderá ser feito pelo MP após o prazo de impugnação. Em seu entendimento, o ideal seria o MP poder impugnar candidatos sub judice. Durante o julgamento de seu processo, o político poderia fazer campanha eleitoral, mas no momento da queda dessa liminar, ele teria sua candidatura anulada. 

Fonte: Diário de Natal



Nenhum comentário:

Postagens antigas