SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ATENÇÃO AGENTES DE SAÚDE! SERÁ QUE VÃO CUMPRIR?

Imagem meramente ilustrativa
Aprovado projeto que obriga empresa a fornecer bloqueador solar a quem trabalha ao sol. 
O Plenário do Senado aprovou na terça-feira, 14 de outubro, projeto que inclui o protetor, o bloqueador ou o filtro solar entre os equipamentos e produtos de proteção dos trabalhadores, desde que eles exerçam suas atividades ao sol (PLC 111/05). O Ministério do Trabalho terá de incluir tais produtos na legislação de proteção aos trabalhadores.
O projeto obriga ainda o Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuir gratuitamente protetor solar aos pacientes acometidos de doenças causadas ou agravadas pelo sol, como câncer de pele. Os senadores aprovaram um substitutivo que o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) apresentou a um projeto oriundo da Câmara dos Deputados, proposto pela ex-deputada Laura Carneiro. A proposta ainda será submetida a uma votação suplementar e depois seguirá para exame dos deputados, pois o projeto original recebeu alterações.
O projeto substitutivo institui a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição
Indevida ao Sol, obrigando o governo a veicular todo ano, nos meios de comunicação, uma campanha durante as férias escolares abordando o assunto.
Determina ainda que os fabricantes de "embalagens ou etiquetas de produtos associados à exposição ao sol" coloquem advertências sobre a exposição indevida ao sol. Mais: nas campanhas publicitárias desses produtos, as empresas incluirão advertências sobre os malefícios da exposição indevida ao sol.
O projeto original previa que o SUS teria de distribuir protetores solares a quem trabalha ao sol, mas o senador Papaléo Paes concluiu durante a discussão da matéria que isso seria praticamente inviável. Assim, a exigência do protetor será limitada a quem teve ou enfrenta doença causada ou agravada pelo sol. Já as empresas terão de fornecer o produto aos seus empregados junto com os equipamentos de proteção dos trabalhadores.
Fonte: Procuradoria Regional do Trabalho 21a Região

2 comentários:

Anônimo disse...

Em Canguaretama os ACS contam com o protetor solar.

Edinaldo Brito disse...

Não foi essa informação que obtivemos de alguns ACS, na verdade para se conseguir material para esses profissionais só sob pressão do Sindicato da categoria, até pouco tempo a maioria estava usando fardamento da época do prefeito Edmilson, você lembra? Se você quiser posso postar as provas dessa informação. É só pedir.

Postagens antigas