SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sábado, 16 de março de 2013

MOMENTO SAÚDE: Infecção intestinal infantil

imagem Ilustrativa

O que é:

A infecção intestinal infantil acontece quando o organismo está reagindo contra a entrada de vírus, bactérias ou fungos. As constantes diarreias e vômitos podem levar à desidratação da criança, que pode ser facilmente combatida com a ingestão de bastante água e soro caseiro.

Infecção intestinal em bebê

Na Infecção intestinal em bebê os vírus normalmente são contraídos através do contato com saliva e fezes contaminadas, o que pode acontecer na troca de fraldas ou no contato com brinquedos de uma criança doente.
Já as infecções bacterianao mais graves e a transmissão se dá através do contato ou consumo de água contaminada, sucos, ingestão de comidas estragadas, frutas e legumes que estiveram em locais com animais infectados.

Sintomas de infecção intestinal infantil

Os sintomas de infecção intestinal infantil são:
  • diarreia,
  • dores abdominais intensas que fazem a criança chorar,
  • febre,
  • crises de vômito e
  • enjoo.
Nos casos mais graves de infecção bacteriana, também conhecida como disenteria, pode haver eliminação de sangue e de catarro nas fezes. A recuperação da criança varia de quatro a cinco dias, podendo chegar a uma semana. O enjoo e a febre geralmente desaparecem nos dois ou três primeiros dias.
A infecção intestinal infantil, após longo período de diarreia, pode trazer como complicações, lesões na mucosa intestinal, perda metabólica, desnutrição e desidratação.

Como tratar a infecção intestinal infantil

Na infecção intestinal infantil a prioridade deve ser a hidratação da criança. O ideal é a ingestão de líquidos em quantidade proporcional à perdida na evacuação. Deve-se oferecer água, chá com pouco açúcar, água de coco ou soro caseiro em pequenas quantidades a cada 10-15 minutos. Se a criança vomitar, a quantidade deve ser reduzida e a frequência aumentada.
Não é necessário dar remédios para combater a diarreia pois essa é uma reação de defesa do intestino, que está tentando eliminar o agente agressor. É preciso ter paciência e dar o tempo necessário para o corpo fazer a limpeza naturalmente. Os remédios para os enjoos também não são indicados pois a criança tem a tendência a vomitar a medicação oral, e em supositórios, o intestino irritado não consegue absorver a droga. Em relação aos analgésicos, deve-se usar apenas em casos de febre e dores no corpo.
Fonte: http://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postagens antigas