SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sábado, 9 de março de 2013

MOMENTO SAÚDE: GASTRITE

Imagem ilustrativa

O que é:

A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago que pode ser levar à sintomas como dor de estômago, indigestão e desconforto na região abdominal superior. Ela possui diversas causas e o tratamento pode ser feito de forma natural.

Causas da Gastrite

A gastrite do tipo aguda pode ser causada por estresse, por uma doença ou por uma lesão grave e súbita.
A gastrite erosiva crônica é decorrente de irritações como, por exemplo, medicamentos, a doença de Crohn e infecções bacterianas e virais. Este tipo de gastrite apresenta uma evolução lenta e pode produzir sangramento ou úlceras.
Uma das maiores causas de gastrite é a presença de uma bactéria H. Pylori no estômago.

Dieta para gastrite

A dieta para gastrite se baseia na retirada de alimentos agressivos como café ou chá que excitem a motilidade gástrica e aumentam a produção de ácido clorídrico. Alimentos muito gordurosos e muito fibrosos como vegetais crus que também transportar a H. Pylory e agravar a gastrite e  molhos como por exemplo o catshup ou mostarda além da gordura possuem condimentos que são contra indicados em geral para pacientes com gastrite ou ulcera gástrica.
A sensibilidade de cada pessoa é muito diferente e por isso não é possível se afirmar que a laranja ou o tomate fará mal em todos os casos, por isso consultar um nutricionista ou nutrólogo é parte do tratamento para curar a

Sintomas de gastrite

Os sintomas mais comuns de gastrite podem ser:
  • dor ou desconforto abdominal (após a refeição ou antes de comer);
  • náusea e vômitos;
  • indigestão;
  • eructação (arrotos);
Em geral os sintomas se manifestam em todos no paciente com gastrite, porém é muito comum que a gastrite mesmo infectada com bactéria não manifeste sintomas.
A infecção com a bactéria H.Pylori além de agravar os sintomas pode facilitar a evolução da gastrite para  úlcera.

Como diagnosticar a Gastrite

Para diagnosticar a gastrite o mais comum é que depois do paciente descrever o que sente, o médico solicite uma endoscopia digestiva para que se possa observar todo o revestimento interno do estômago e visualizar se existe alguma porção inflamada ou ferida. Para verificar a presença da bactéria Helicobacter Pylori no estômago, é necessário fazer de uma biópsia do tecido estomacal para analisar ao microscópio, que pode ser feito durante o mesmo exame.

Como tratar a Gastrite

O tratamento para a gastrite inclui a toma de medicamentos supressores do ácido gástrico do estômago, dieta e hidratação. Numa fase inicial o paciente deverá alimentar-se de legumes, verduras e frutas cozidas. Beber somente água e evitar café, chocolate, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Como opções de carne estão as carnes magras cozidas sem muitos condimentos.
Fonte: http://www.tuasaude.com


Nenhum comentário:

Postagens antigas