SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quarta-feira, 6 de março de 2013

Internautas acusam cadernos de machismo e de promoção de violência contra a mulher

Bastou a comunidade de ativistas das redes sociais "Nós Denunciamos", com mais de oito mil seguidores, publicar no início da tarde de segunda-feira (25) um protesto contra os motivos das capas de cadernos universitários Jandaia da linha "Placas", acusados de serem sexistas, machistas e de fazerem apologia à violência contra a mulher, para uma polêmica se instaurar.

Em um desses motivos, vê-se uma placa de sinalização que adverte para o perigo de animais na pista e exibe a figura de uma mulher entre dois carros.
Em outro, a ilustração simula uma equação matemática na qual um homem somado a uma mulher alcoolizada, resultaria em amor (ou sexo), o que é simbolizado por corações. A imagem foi interpretada como sendo uma espécie de passe livre para o crime de estupro.
As capas, coloridas e "criativas", visam conquistar um público consumidor bastante jovem e é aí que mora o perigo, dizem professores e lideranças da categoria dos profissionais da educação.
Menos de três horas após a denúncia envolvendo o tema das capas e adesivos dos cadernos Jandaia, o perfil da marca no Facebook publicou uma espécie de explicação e de pedido de desculpas pelo que julgou ser uma interpretação equivocada das piadas e tiradas "divertidas" produzidas pela equipe de criação das peças.
O perfil informa que a mulher entre dois carros e com os braços levantados seria símbolo da prática criminosa dos rachas, como na cena do filme "Juventude Transviada", e que, portanto, os animais na pista seriam os praticantes do racha, que estariam na condução dos veículos.
Fonte: http://www.cnte.org.br

Nenhum comentário:

Postagens antigas