SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quinta-feira, 14 de março de 2013

Brasil melhora IDH, mas fica abaixo da média da América Latina

Imagem ilustrativa

O Brasil melhorou o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) durante o ano de 2012, mas ainda não conseguiu atingir a média dos países da América Latina. É o que aponta o relatório "Desenvolvimento Humano 2013", lançado hoje (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O relatório leva em conta dados do ano de 2012. 
O Brasil conseguiu o índice de 0,730, o que o coloca abaixo da média da América Latina, que é de 0,741. O país ficou atrás de alguns países da região, como Peru (0,741), Venezuela (0,748), Cuba (0,780) e Argentina (0,811), e, até mesmo, de alguns do Oriente Médio, como Irã (0,742) e Cazaquistão (0,754). No último relatório, o Brasil ficou com 0,728. O país melhor colocado da América Latina foi Barbados, com IDH de 0,825.
O Brasil manteve a colocação de 2011, ficando em 85º lugar, entre os 187 países avaliados. A posição coloca o Brasil entre os países com desenvolvimento humano elevado. Noruega, Austrália e Estados Unidos são os primeiros colocados. Na outra ponta aparecem, a República Democrática do Congo, destruída por conflitos internos, e o Níger, como os países com menor pontuação no IDH. 
O relatório destaca ainda a ascensão dos países do Sul, com destaque para Brasil, Chile, Índia e China. De acordo com o estudo, estes países estão "remodelando a dinâmica mundial no contexto amplo do desenvolvimento humano". "O relatório mostra que alguns países adotaram modelos de desenvolvimento com maior destaque para a participação do Estado e políticas de transferência de renda que tiveram um resultado histórico", disse o representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, que considera o Brasil um dos protagonistas dessa mudança.
Criado em 1990, o índice avalia o desenvolvimento humano dos países em 3 dimensões: vida longa e saudável, acesso à educação e padrão decente de vida.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postagens antigas