SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12 DE OUTUBRO DIA DA PADROEIRA DO BRASIL

Nossa Senhora Aparecida
História da padroeira do Brasil começou na nascente do rio Paraíba do Sul
Dia 12 de outubro marca o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida: ela abarrotou de peixes o barco de três pescadores
Rio Paraíba do Sul foi cenário do primeiro milagre
O dia 12 de outubro é uma das datas que reúne mais comemorações. Além de ser o dia da criança, do atletismo, do basquete, do corretor de seguros, do mar, do engenheiro agrônomo, do descobrimento da América e dia nacional da leitura, é também o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
É por este motivo que o 12 de outubro é mais que um feriado: é uma data nacional. A mitologia em torno da imagem da santa teria começado quando, em 1717, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram pesca farta. Após algumas tentativas, eles teriam descido o Rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, São Paulo, e lançado a rede novamente. Em vez de pescado, os três homens trouxeram, na rede, a imagem da santa em terracota. A partir desse instante, eles apanharam tanto pescado que a embarcação quase virou. Esse foi o primeiro milagre atribuído à imagem.
Em linha reta, Campos e Guaratinguetá estão distantes a exatos 400 quilômetros. Pelo leito do rio Paraíba do Sul, no entanto, a distância é de 1.100 km.
Em 1978, a imagem de apenas 40 centímetros de altura, sofreu um ataque que a estilhaçou em quase duzentos fragmentos. A artista plástica Maria Helena Chartuni restaurou a peça num trabalho de grande excelência.
A padroeira do Brasil é também a protetora das grávidas e dos recém-nascidos, dos rios e mares, do ouro, da beleza e do mel.

Nenhum comentário:

Postagens antigas