SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

segunda-feira, 24 de junho de 2013

GOVERNO SOB PRESSÃO

Presidente: Dilma

Presidente Dilma se encontra com governadores, prefeitos e líderes de protestos

A presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje, às 16h com governadores e prefeitos das capitais para discutir medidas que atendam às reivindicações por melhorias dos serviços públicos. Às 13h30, ela terá encontro com líderes dos protestos que ocorrem no país, segundo informe da Agência Brasil, órgão noticioso do Poder Executivo.
De acordo com agenda publicada pela Presidência República, a reunião do início da tarde é com representantes do Movimento Passe Livre (MPL) de São Paulo, entidade que comandou as primeiras manifestações de uma mobilização que entra na terceira semana e já colocou nas ruas mais de um milhão de pessoas em mais de cem cidades.
Os protestos organizados pelo MPL levaram à redução das tarifas de ônibus urbanos em São Paulo e influenciou providência semelhante por parte de várias prefeituras, principalmente nos grandes centros.
“As manifestações da semana trouxeram importantes lições: as tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças, mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira”, disse Dilma em pronunciamento ao país na sexta-feira (21). Ela anunciou na ocasião que pretendia receber líderes das manifestações, sem precisar quais seriam. E uma das propostas a serem feitas a governadores e prefeitos seria a de um “pacto pela mobilidade urbana”, que tem a ver com melhorias nos sistemas de transportes, setor em relação ao qual há muitas críticas atualmente.
Em nota distribuída nesta segunda, o MPL mostrou surpresa em relação ao convite, mas creditou-o à força e à legitimidade das manifestações populares. “Ficamos surpresos com o convite para esta reunião. Imaginamos que [a presidente] também esteja surpresa com o que vem acontecendo no país nas últimas semanas. Esse gesto de diálogo que parte do governo federal destoa do tratamento aos movimentos sociais que tem marcado a política desta gestão. Parece que as revoltas que se espalham pelas cidades do Brasil desde o dia seis de junho tem quebrado velhas catracas e aberto novos caminhos” diz a nota.
No pronunciamento, a presidente disse considerar “legítimos” os protestos, mas condenou “o vandalismo e os atos de violência” que marcaram muitas das passeatas.

Nenhum comentário:

Postagens antigas