SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

segunda-feira, 20 de maio de 2013

QUASE SURDOS!!!

Imagem ilustrativa

Todos estão (quase) surdos

Gosta de ouvir som todos os dias com fones sempre no volume máximo? Cuidado, pois, no futuro, você pode ser obrigado a trocar seu player de mp3 por um aparelho auditivo. Esse hábito, somado aos ruídos urbanos, do trabalho ou domésticos, estão levando cada vez mais pessoas aos consultórios dos otorrinos e fonoaudiólogos. E os jovens são uma presença frequente. Esse parece ser um problema crescente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma haver 360 milhões de pessoas com perda de audição no planeta. Segundo a entidade, são necessárias medidas urgentes de prevenção, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos, deviso à exposição diária a ruídos acima da faixa entre 80 e 90 decibéis.
Além de ter de enfrentar o barulho de carros, buzinas, sirenes, britadeiras, há quem não saia de casa munido de seu aparelho de mp3, iPod, iPad, tablet, e até mesmo o celular — de uns 15 anos para cá, esse comportamento é considerado normal.
Com o som dos fones no volume máximo, abafa-se os ruídos externos, seja nas ruas, no ônibus ou no carro, rumo ao trabalho ou à escola, além de distrair e gerar a sensação de bem-estar. Isso sem falar na galera da malhação, que tem na música alta um incentivo a mais para a disposição na hora de malhar.  
O problema é que tudo isso junto pode provocar perdas auditivas em vários graus e provocar uma surdez precoce. Sim, a geração tecnológica pode  ser dependente de aparelhos auditivos num futuro (bem) próximo.
A fonoaudióloga Danielle Penna Lima diz haver um “leque gigante de fatores” que podem levar o paciente à perda auditiva, antecipando a presbiacusia, ou seja, a surdez pelo nosso envelhecimento natural, que vai acometer os idosos.”
Ela também comenta o número crescente de jovens em seu consultório, reclamando de zumbido nos ouvidos.
“Na sociedade atual, que a gente tem uma modernidade, todo mundo usa muito o tal do fone de ouvido, e hoje em dia isso é muito comentado, é interessante saber que o fone de ouvido se a pessoa utiliza por mais de duas horas diárias esse som não esteja numa intensidade acima de 85 decibels. E se utilizar um pouquinho além, por exemplo 90 dB, ele não vai poder usar mais de uma hora”, indica a médica.

Nenhum comentário:

Postagens antigas