SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sábado, 4 de maio de 2013

MOMENTO SAÚDE: CISTO SEBÁCEO

Imagem ilustrativa

O que é:

O cisto sebáceo é um tipo de "caroço" que se forma sob a pele composto de uma substância chamada sebum, de formato arredondado, que mede poucos centímetros e pode surgir em qualquer região do corpo. Ele geralmente é macio ao toque e não dói.
O médico mais indicado para tratar um cisto sebáceo é o dermatologista.

 

Cisto sebáceo na cabeça

O cisto sebáceo na cabeça pode causar dor quando o indivíduo lava ou penteia os cabelos, e em alguns casos, ele pode ser bem visível como ocorre em caso de calvície. Os cisto sebáceos na cabeça são geralmente benignos mas após a sua retirada cirúrgica o médico poderá enviar parte do seu conteúdo para análise laboratorial para excluir as chances de malignidade, isto é, de ser um câncer, principalmente se o indivíduo já teve câncer ou se há casos da doença na família.

 

Cisto sebáceo inflamado

O cisto sebáceo inflamado gera sintomas como dor, aumento da temperatura no cisto e a região pode ficar sensível e avermelhada e por isso requer tratamento médico. Neste caso o médico poderá indicar que o indivíduo comece a tomar um antibiótico antes da cirurgia, e por mais alguns dias depois do procedimento cirúrgico.

 

Cisto sebáceo nas costas

Os cistos sebáceos nas costas podem causar maior incômodo quando o indivíduo está dormindo, principalmente quando se trata de um cisto inflamado. Por vezes ele pode ser confundido com uma espinha, mas os cistos sebáceos nas costas costumam ser maiores e muitas vezes precisam de tratamento cirúrgico.

 

Cirurgia para cisto sebáceo

A cirurgia para cisto sebáceo é relativamente simples, sendo feita num consultório médico sob anestesia local. A cirurgia é indicada para cistos que medem mais de 1 centímetro de diâmetro ou que estejam infectados como pode ocorrer quando o indivíduo tenta espreme-lo, por exemplo. Após a retirada do conteúdo do cisto o médico poderá dar alguns pontos na área e irá realizar um curativo que deverá ser trocado sempre que estiver aparentemente sujo.
Apesar dos cistos sebáceos serem mais comuns nas costas, no pescoço e na cabeça, eles podem surgir em qualquer região do corpo com exceção da palma das mãos e das plantas dos pés.


Nenhum comentário:

Postagens antigas