SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quinta-feira, 9 de maio de 2013

MOMENTO SAÚDE: SINTOMAS DE DOENÇAS CORONARIANAS

Imagem ilustrativa

Os sintomas da doença coronariana geralmente estão relacionados à angina, que é uma sensação de dor em forma de aperto no peito, que dura de 10 a 20 minutos e antecede o infarto agudo do miocárdio, mas inicialmente o indivíduo pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
  • Cansaço ao realizar pequenos esforços físicos,
  • Sensação de falta de ar;
  • Tontura;
  • Suor frio;
  • Estar acima do peso ideal para sua altura e idade e
  • Ter as pernas e os pés inchados.
Estes sinais podem indicar que a circulação sanguínea do indivíduo não está bem e por isso há suspeita de que as placas de ateroma (gordura) no interior das artérias estejam dificultando a passagem de sangue para o coração, e é esta dificuldade que gera o principal sintoma de doença coronariana que é o aperto no peito.
Mas homens e mulheres tendem a apresentar diferenças em relação a este sintoma. Frequentemente as mulheres apresentam dor no peito quando estão em repouso, e a sensação é de que a dor vem e vai, não sendo constante. Já nos homens, a dor no peito pode ser progressivamente maior e pode durar de 10 até 20 minutos, e dependendo de outros fatores, pode culminar num infarto.

Diagnóstico da doença coronariana

Caso o indivíduo apresente estes sintomas, ele deverá comparecer a uma consulta com um cardiologista para que este peça os exames necessários para o diagnóstico da doença coronariana. Alguns exames que poderão ser solicitados são: angiografia, eletrocardiograma, teste de esforço e ecocardiografia.

Tratamento para doença coronariana

O tratamento para doença coronariana vai depender do grau de comprometimento da lesão. Enquanto alguns poderão ser tratados somente com dieta e exercícios, outros deverão tomar medicamentos para controlar a pressão arterial e o colesterol. Contudo, nos casos mais graves, o médico poderá indicar um cateterismo cardíaco ou uma cirurgia de revascularização do miocárdio para uma abordagem mais assertiva. Outras opções terapêuticas são: colocação de um Stent e a angioplastia coronária com balão.

Nenhum comentário:

Postagens antigas