SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sábado, 17 de agosto de 2013

RIO GRANDE DO NORTE. DESGOVERNO TAMBÉM NA SEGURANÇA PÚBLICA

Foto: Tribuna do Norte

Assassinatos somam 936 este ano

O número de assassinatos ocorridos no Rio Grande do Norte em 2013 já representa 76,78% do total de casos registrados no ano passado. Segundo os dados do setor de estatística da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), foram 933 casos até a quarta-feira,  14, enquanto em todo o ano de 2012 ocorreram 1.219. Mas ontem, já foram registrados mais três assassinatos, totalizando 936.
Esses números dizem respeito aos crimes contra a vida de um modo geral, envolvendo latrocínios, homicídios, lesão corporal seguida de morte [quando a vítima morre no hospital] e mortes em confronto com a polícia. Os dados da Sesed também mostram que nos sete primeiros meses deste ano houve crescimento nas taxas desses crimes no Estado. No mês de maio aconteceu o maior pico de ocorrências. Em 2012 foram 103 e este ano 143.
O secretário responsável pela pasta de Segurança Pública, Aldair da Rocha, foi procurado pela reportagem para falar acerca da resolutividade desses crimes, no entanto não atendeu às ligações. De toda forma, uma reportagem publicada na TRIBUNA DO NORTE em 12 de maio passado trouxe a informação, repassada pelos órgãos fiscalizadores da Segurança Pública estadual, de que somente 5% dos casos de homicídios foram elucidados em 2012.
Este ano, a dificuldade em dar solução e prender os culpados nessa espécie de crime continua. As reclamações dos delegados sobre a falta de estrutura para investigação e o acúmulo de trabalho são recorrentes. Ana Cláudia Saraiva, presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol), destacou que a insuficiência de pessoal é o maior problema enfrentado pela categoria. “A criação da Divisão de Homicídios é fundamental para frear esses números, ainda mais com a saída da Força Nacional do nosso estado”, opinou Ana Cláudia.
A delegada se refere ao projeto anunciado como “prioridade número um” pelo secretário Aldair da Rocha quando assumiu a Sesed. A última notícia que se tem sobre o andamento do projeto é de que o Governo do Estado assinaria o convênio do programa “Brasil Mais Seguro”, do Governo Federal, para conseguir a implementação. No entanto, nada saiu do papel. Aldair da Rocha também foi procurado para informar sobre a Divisão, mas não foi localizado.
A escalada de violência no Rio Grande do Norte não atinge somente pessoas adultas. A TN trouxe na edição da sexta-feira, 16, reportagem que mostrou os números elevados de mortes de adolescentes. Nos seis primeiros meses deste ano, 270 crianças e adolescentes foram assassinados. Entre 2010 e 2013, a prática de crimes contra essa parcela da sociedade cresceu 300%, segundo levantamento do Poder Judiciário potiguar. O percentual de adolescentes mortos nos primeiros seis meses deste ano chegou a 83,59% do total de óbitos registrados na faixa etária de 14 a 21 anos ao longo de 2012. Em paralelo, o cometimento de atos infracionais por eles aumentou significativamente e migrou para crimes cada vez mais violentos.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postagens antigas