SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Justiça obriga prefeitura a pagar salário dentro mês


A Prefeitura de Natal está sendo obrigada a voltar a pagar o funcionalismo até o último dia útil do mês. A decisão é do juiz Ayrton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal. Ontem ele decidiu que a Prefeitura de Natal passe a pagar salários dos servidores até o último dia útil de cada mês e não mais até o 5º dia útil do mês subsequente. 
 Desde o mês passado, os salários passaram a ser depositados até o quinto dia útil do mês. “Neste juízo antecipatório e, nos termos dos artigos 273 e 461 do CPC, concedo a antecipação dos efeitos da tutela de mérito para suspender a eficácia do ato administrativo que modificou o calendário de pagamento dos servidores do Município de Natal e determinar que os mesmos sejam pagos até o último dia útil do mês de referência”, decretou o juiz.
 Na decisão judicial, o magistrado acrescenta que se não for cumprido o pagamento no mesmo mês referente ao salário, serão pagos juros para os dias de descumprimento, que deverão ser aplicados aos salários dos trabalhadores no mês seguinte. 
 “Deverá ser feita através de juros de mora (à taxa básica de juros da caderneta de poupança pro rata die) e correção monetária (pelo IPCA-E) que deverão ser pagos no mês subsequente, relativos aos dias de atraso de cada mês, inclusive, sob pena de execução provisória especifica da obrigação de fazer determinada, através do bloqueio de valores (relativos aos juros e correção)”, diz a sentença.
 A decisão decorre de uma ação judicial impetrada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Natal (Sinsenat), que solicitava a regularização do calendário de pagamentos do serviço público municipal. Soraya Godeiro, coordenadora geral da entidade, comemorou a decisão. “Primeiro, o prefeito anunciou o atraso. Depois, tentou iludir os servidores com uma suposta antecipação. Sabíamos que é direito conquistado receber no último dia útil, por isso apelamos à Justiça”, explicou.
 A mudança na data de pagamento fora estipulada no dia 02 de dezembro. A alteração da de pagamento, segundo justificativa do município, foi a de adequar o fluxo de caixa da Prefeitura às receitas financeiras programadas para o ano de 2016.
 O Controlador-geral do município, Dionísio Gomes, informou que ainda não houve nenhuma notificação por parte do judiciário quanto à decisão do juiz Ayrton Pinheiro. “Nós não recebemos notificação então não podemos avaliar. Vamos recorrer porque não tem como pagar sem ter dinheiro, mesmo com a decisão judicial”, afirma.
 Dionísio relata que o sindicato não está concordando com a mudança no calendário, que ocorreu em função do fluxo de caixa. “No começo do mês torna-se mais viável devido a data das transferências e arrecadação de impostos que sempre ocorrem até o último dia do mês”, argumenta.
Fonte: http://novojornal.jor.br/

Nenhum comentário:

Postagens antigas