SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

domingo, 29 de junho de 2014

FALTA DE AVISO NÃO É!


Cerca de 4,9 milhões de pessoas no mundo morrem vítimas do tabagismo
O tabagismo é considerado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, cerca de 1,2 bilhão de pessoas, seja fumante. Além disso, o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. 
Pensando nisso, o Nominuto traz pra você algumas dúvidas frequentes sobre o tabagismo, como também, dicas de como tentar largar o vício do cigarro.
1 – O que condiciona o fumante a dependência?
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool. Mas, com uma diferença, ela consegue chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos.
2 – Por que as pessoas começam e continuam a fumar?
Em decorrência da publicidade ser dirigida principalmente aos jovens e fornecer uma falsa imagem de que fumar está associado ao bom desempenho sexual e esportivo, ao sucesso, à beleza, à independência e à liberdade. A maioria dos fumantes torna-se dependente da nicotina de completar 19 anos de idade
3 - Qual a diferença do fumante ativo para o passivo?
O fumante ativo é aquele que utiliza o cigarro de forma direta, inspirando a nicotina. Já o passivo é aquele que está em um ambiente de fumantes, acaba inalando a fumaça emitida pelos usuários do cigarro.
4 - Como o cigarro atua quimicamente no organismo?
A fumaça do tabaco, durante a tragada, é inalada para os pulmões distribuindo-se para o sistema circulatório e chegando rapidamente ao cérebro, entre 7 e 9 segundos. Além disso, o fluxo sanguíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual à de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.
5 - Quais os derivados do tabaco mais agressivos à saúde e como agem?
O cigarro possui uma fase gasosa e uma particulada. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras substâncias. Algumas produzem irritação nos olhos, nariz, garganta e levam à paralisia dos movimentos dos cílios dos brônquios. A fase particulada contém nicotina e alcatrão, que concentra 48 substâncias cancerígenas, entre elas arsênico, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, além de resíduos de agrotóxicos aplicados nos produtos agrícolas e substâncias radioativas.
6 - Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro?
O uso do cigarro é responsável diretamente por 30% das mortes por câncer;  90% por câncer de pulmão; 25% por doença coronariana, 85% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% por doença cerebrovascular. Outras que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.
7- Quais são os riscos de fumar para a mulher grávida?
A mulher grávida que fuma, além de correr o risco de abortar, tem uma maior chance de ter filho de baixo peso, menor tamanho e com defeitos congênitos. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes.
8 - Existem remédios que ajudam a controlar o desejo por cigarro?
O arsenal de remédios que ajudam a largar o cigarro é grande hoje em dia. Além dos adesivos, outras formas de substituição de nicotina, como as dos medicamentos à base de bupropiona e a vareniclina, podem auxiliar o paciente a acabar com o tabagismo.
9 – Quais os principais métodos para largar o cigarro sozinho?
Método de Parada Imediata: Este método é marcado uma data em que deixará de fumar, independente do número de cigarros fumados diariamente. Quando chegar o dia escolhido, o paciente não deverá ter cigarros, porque essa medida diminuirá os riscos de, diante de uma forte vontade de fumar, você acender o cigarro por tê-lo perto.
Parada Gradual: reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
Porém, se o fumante não conseguir largar o vicio sozinho, é recomendado procurar um tratamento especializado, que poderá ser na rede do SUS.
10 – Quais as principais dicas para conseguir parar de fumar?
De acordo com especialistas, as principais dicas são: deixar de associar o cigarro ao prazer; Distrair-se com alguma atividade; Evitar álcool e cafeína; Praticar exercícios regularmente; Contar com apoio de amigos e familiares; Fazer o tratamento um tratamento médico e Usar adesivo ou mascar goma de nicotina.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postagens antigas