A educação de Canguaretama parece que está andando na contramão de alguns fatos, na tarde de hoje os professores e moradores do Conjunto Meira Lima foram surpreendidos quando um cidadão começou a realizar marcações ao redor da Escola Municipal Dr. Abelardo Calafange, quando perguntado do que se tratava ele respondeu que estava fazendo a metragem da Unidade Básica de Saúde (UBS) que será construída naquele local e que irá invadir 11 metros do terreno da escola. Todos sabíamos da construção da unidade, pois até uma placa (conforme foto) foi colocada no terreno da escola, mas invadir o terreno isso ninguém sabia. A escola Dr. Abelardo Calafange, é uma escola de pequeno porte, tem hoje em seu quadro, oito professores, e, em média 200 alunos, embora esteja localizada em uma localidade que já existam mais de 400 residências o número de alunos é pequeno, pois a escola não tem estrutura para ampliar seu quadro, a décadas que apesar do seu espaço físico generoso não recebe nenhuma reforma ou construção no sentido de acolher os alunos daquela localidade, para agravar a situação, todos se lembram do fechamento das escolas Simon Boliva e Fidel Castro, esses alunos foram deslocados para as Escolas Abelardo Calafange ou João Gomes, em alguns casos por falta de vagas foram estudar nas escolas do centro da cidade. A escola Dr. Abelardo Calafange, só esse ano deixou de acolher mais de quarenta alunos por falta de vagas, a ampliação da escola já deveria ter sido feita a muitos anos, porém, "TODOS" os gestores simplesmente ignoram essa necessidade, um exemplo claro é que a escola ainda não iniciou com o mais educação pois não tem onde colocar os alunos, a construção de mais uma sala de aula resolveria o problema, mas a solução que veio da secretaria de educação foi fazer um "puxadinho" na área que deveria ser um refeitório pois os alunos realizam suas refeições sentados no "chão" isso mesmo no "chão".
Diante de tudo isso, ao invés de procurarem ampliar a escola e proporcionar uma melhor qualidade na educação, simplesmente vão ocupar o terreno da escola com uma Unidade Básica de Saúde, pois o campo de futebol é "intocável". Não podemos negar a importância de uma UBS, mas entre a escola a UBS e o campo de futebol, quem você escolheria?
Segundo informações colhidas na hora da demarcação, a UBS ficará a apenas um metro da escola, todos nós sabemos os riscos que existem em uma UBS, além dos materiais cortantes e perfurantes tem o perigo do lixo hospitalar, para se ter uma ideia esse lixo só pode ser recolhido por pessoal treinado e por uma empresa especializada. Imagine a um metro de 200 crianças, o que poderá acontecer? Não sei de quem foi essa ideia, (absurda) mas a comunidade já está se mobilizando para que outro local seja escolhido, pois sem educação não existe esporte, não existe nem mesmo futuro. Se for o caso o Ministério Público será acionado.
AFINAL!!! EDUCAÇÃO É OU NÃO PRIORIDADE?
É TEMPO TAMBÉM DE REPENSAR OS CONCEITOS...
AFINAL!!! EDUCAÇÃO É OU NÃO PRIORIDADE?
É TEMPO TAMBÉM DE REPENSAR OS CONCEITOS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário