SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

domingo, 9 de março de 2014

CÂNCER DE PELE

 Luz sobre a pele
Apesar de todas as campanhas de prevenção e conscientização, a incidência do câncer de pele ainda é muito alta e as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) falam em 140 mil novos casos no Brasil. Mas apesar disso, não param de surgir novas possibilidades e recursos para diagnosticar a doença cada vez mais cedo, agilizando assim o seu tratamento. E a tecnologia tem papel muito importante nesse processo.
De tempos em tempos, um novo equipamento ou procedimento é anunciado como  pioneiro. Uma das apostas da temporada é o FotoFinder, ferramenta diagnóstica cada vez mais usada por dermatologistas de todo o mundo para avaliação de tumores cutâneos e doenças do couro cabeludo, unhas e mucosas, além de auxiliar na diferenciação de várias lesões dermatológicas semelhantes, num verdadeiro mapeamento corporal.
São várias as indicações de uso do equipamento de tecnologia alemã; entre as principais estão a detecção precoce do melanoma e outros cânceres de pele; diagnóstico diferencial com lesões benignas, como ceratoses seborreica e actínica, nevos melanocíticos (sinais e pintas) e melanose solar; acompanhamento periódico de lesões suspeitas de malignidade em pacientes com muitos sinais na pele, evitando biópsias desnecessárias. 
A dermatologista Maria do Carmo Queiroz, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte, comenta ser o FotoFinder o que realmente há de mais moderno no diagnóstico precoce do câncer de pele, confirmando sua indicação principalmente para pacientes com múltiplos sinais ou pintas, aqueles com histórico pessoal ou familiar de melanoma, pessoas que na infância tiveram múltiplas queimaduras solares, aqueles que tenham feito muitas sessões de bronzeamento artificial em cabines.
“E ainda pessoas com histórico de outros canceres de pele não relacionados a sinais, que  são principalmente os carcinomas basocelulares e espinocelulares”, comenta Maria do Carmo.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postagens antigas