SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

CLÁUDIO ROSSANO. PLANO DE GOVERNO (SAÚDE E EDUCAÇÃO)

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - PSOL COMITÊ PROVISÓRIO MUNICIPAL – CANGUARETAMA/RN CNPJ: 24.724.041/0001-99. End. Rua Benjamin Constant, 191, Centro.
PLANO DE GOVERNO CANGUARETAMA/RN

IV - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 
1. Informatização e unificação do sistema de saúde e usuários. 
2. Ampliação da quantidade de postos de saúde. 
3. Oferta de profissionais de acordo com a demanda da comunidade. 
4. Estruturação dos postos de saúdes com equipamentos e materiais de expedientes básicos e suplementares. Adequação da quantidade de profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos) por população, na área de atendimento. 
5. Implementação de uma rede de saúde mental de funcionamento efetivo com a comunidade e demais serviços públicos. 
6. Estruturação do laboratório de análises clínicas com equipamentos e materiais de trabalho básicos e suplementares. Implantar laboratório em setores das comunidades, para exames clínicos simples. No polo centra se fará exames clínicos simples e de maior complexidade. 


V - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA 
1. Estruturação das escolas com equipamentos e materiais de trabalho adequados a atividades básicas e suplementares. 
2. Estruturação da biblioteca municipal e implantação das bibliotecas escolares e setoriais dos bairros, com incentivo à leitura. Cidade literária. 3. Criação de centros de acesso à informação, integrados às bibliotecas setoriais. Os centros de acesso à informação serão estruturados com rede de computadores e monitores. 
4. Promulgar decreto instituindo a realização de eleições para a escolha dos diretores de escolas municipais. 
5. Viabilizar um Campus Educacional para unir as Escolas Municipais do Centro (Juarez/Anexo, José de Carvalho e Silva, Maria da Paz, 16 de Julho) 
6. No Local das Escolas instalar outros serviços Biblioteca, Salas de Estudo, Central do Cidadão, Centro de Referencia e Atendimento Especializado, NASF, etc. 
7. Implantar um sistema de ensino que inclua as necessidades dos alunos em suas comunidades, que seja participativa com a comunidade. Os professores precisarão passar por uma capacitação continuada. A secretaria de educação será encarregada de mediar entre as escolas os bons projetos desenvolvidos por professores. O ensino precisa ser inovador e implantado em todas as séries, mas
com maior preciosidade aos primeiros anos. Ao manter a didática de ensino, os alunos formarão uma geração nova de cidadãos. Incluir no plano municipal de ensino a disciplina de ética, cidadania e cultura, onde o professor tratará do ensino da boa política, dos direitos e deveres dos cidadãos e apresentação das formas de manifestações culturais de Canguaretama. Essas matérias trabalhadas em alternância e de forma vivencial. 
8. Viabilização de uma creche para cada comunidade. 
9. Viabilização de uma Policlínica, com a disposição de diversas especialidades médicas. 
10. Implantação de um plano municipal de educação, valorizando os aspectos da cultura local, história de Canguaretama, e retorno do dia do hino nacional, e de Canguaretama. Incluir a disciplina de ética, cidadania e cultura. A disciplina ensinará sobre política, os valores da cidadania e apresentará as manifestações culturais do Brasil e de Canguaretama. Docência com foco na literatura e em calculo. 
11. Realizar uma formação continuada para os professores, a ser realizada de acordo com o plano municipal de educação. 
12. Transformar a cidade pela cultura – resgatar as origens e raízes de Canguaretama: dança, artesanato, valores do nome, valores da bandeira, porto de Canguaretama (museu do mangue (beneficiando o porto)), mártires de cunhaú, gruta do bode. Trabalho nas comunidades e nas escolas. Vai fazer parte do projeto de vida dos canguaretamenses e de Canguaretama. Fomentar através de apresentações semanais das danças nas localidades de Canguaretama, divulgando e atraindo novos participantes, e também em Barra, como um projeto de tornar vivo o turismo em barra. 
13. A cultura atrai turismo e fomenta a economia local que ao girar dará mais oportunidade de emprego aos filhos da terra, fortalecendo a melhora da qualidade de vida nas residências. Explorar o turismo religioso como uma peça fundamental da história de Canguaretama. Fazer um roteiro turístico de Canguaretama incluindo a passagem dos índios no martírio. Fazer um mapa da cidade com os pontos turísticos locais incluindo os periféricos, tal como nas cidades grandes e distribuir em comercio e rede hoteleira. 
14. Viabilização de um Centro de Cultura moderno. Um espaço para ensino das artes e apresentações; com funcionalidade de Teatro. 
15. Implementação da feirinha de artesanato em Barra do Cunhaú, com os artesãos. Estrutura inicial da prefeitura, mediante acordo formado. Todos precisam estar legalmente constituídos e contribuindo com o imposto fiscal. 
16. Implantação de uma agenda cultural da cidade para a circulação de pessoas da terra e atração de turistas, fomentando as atividades diurnas, e principalmente noturnas, aumentando assim o fluxo econômico. As atividades podem ser realizadas semanalmente sexta, sábado e domingo, em barra, no centro, em piquirí, com programação que inclui os artistas da terra e as expressões culturais da terra. 
17. Criar o Museu da História de Canguaretama (Palácio Octávio Lima) 
18. Realização do Circuito Cultural. 
19. Viabilizar o trem do forró. 
20. Fazer das escolas municipais locais de apoio comunitário, aberto aos finais de semana com oferta de atividades educativas e de lazer.
Observação: O plano de governo não está completo, foi retirado apenas o que diz respeito a saúde e educação, o mesmo poderá ser visto na integra no site do Tribunal Superior Eleitoral..
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Nenhum comentário:

Postagens antigas