SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CAMARÃO EM CRISE

Inadimplência no BNB chega a 70%
Setenta por cento dos financiamentos concedidos nos últimos três anos pelo Banco do Nordeste (BNB) a criadores de camarão nos estados onde o banco atua estão atrasados. A taxa de inadimplência do setor é quase 15 vezes maior que a taxa média de inadimplência do banco (4,8%). Ao todo, a  instituição emprestou R$ 710 milhões a 513 criadores. Do total de criadores, 60% não pagaram em dia as prestações. 
O BNB não divulgou os dados do Rio Grande do Norte, mas afirma que a situação do estado não é muito diferente. Embora não revele as taxas dos outros segmentos, o banco afirma que nenhum a atividade é tão inadimplente quanto a carcinicultura. 
Os dados foram apresentados ontem pelo superintendente do banco no Rio Grande do Norte, João Nilton Castro Martins. A inadimplência em alta levou a instituição a suspender, desde 21 de janeiro, novas operações de custeio e financiamento para os carcinicultores. 
Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o superintendente afirmou que alguns criadores já procuraram o banco para renegociar as dívidas e explicou que o BNB está realizando um estudo para identificar as razões e possíveis soluções para tamanha inadimplência. "Fechando esse estudo sobre o setor há a expectativa de retomar a regularidade", disse ele. O banco também pretende se reunir com os carcinicultores. Mas nem a conclusão do estudo nem a reunião tem data definida. Segundo o superintendente, entretanto, projetos que demonstrem viabilidade têm chance de ser aprovados.
Fonte: http://tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postagens antigas