Imagem ilustrativa
Metade das escolas do RN não possui
bibliotecas
Os esforços do poder público em dotar as escolas
oficiais de bibliotecas ainda estão longe de ser sentido em Natal e no Rio
Grande do Norte, até de forma a mudar o comportamento e o hábito de leitura dos
jovens estudantes. A diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento da
Educação, Cláudia Santa Rosa, o problema estrutural aponta para isso, pois
conforme o próprio Censo Escolar dentre 50% e 60% delas não têm bibliotecas ou
um espaço específico para acomodação de livros.
“A comunidade escolar que respondeu ao Censo não reconhece, mesmo havendo um pequeno espaço, que tenha alguma biblioteca ou estante com livros”, afirmou Cláudia Santa Rosa, que também participou de um estudo de desenvolvimento do comportamento de leitores, feito em 180 escolas entre os anos de 2011 e 2012, no qual constatou-se, ainda assim, um crescimento vertical na relação das crianças, dos jovens e professores, “onde há projetos sistemáticos e consistentes de formação de leitores”.
Para Cláudia Santa Rosa, o óbvio era de se esperar que todas as escolas alvo do estudo tivesse um trabalho de formação de leitores, “mas infelizmente, em termos práticos, isso não acontece”.
“A comunidade escolar que respondeu ao Censo não reconhece, mesmo havendo um pequeno espaço, que tenha alguma biblioteca ou estante com livros”, afirmou Cláudia Santa Rosa, que também participou de um estudo de desenvolvimento do comportamento de leitores, feito em 180 escolas entre os anos de 2011 e 2012, no qual constatou-se, ainda assim, um crescimento vertical na relação das crianças, dos jovens e professores, “onde há projetos sistemáticos e consistentes de formação de leitores”.
Para Cláudia Santa Rosa, o óbvio era de se esperar que todas as escolas alvo do estudo tivesse um trabalho de formação de leitores, “mas infelizmente, em termos práticos, isso não acontece”.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário