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Em
dois meses, Caixa recebeu 3,6 mil reclamações sobre danos em imóveis do Minha
Casa, Minha Vida
Rio de Janeiro – Desde que
foi criada, em março deste ano, a central telefônica da Caixa Econômica Federal
para o Programa Minha Casa, Minha Vida já recebeu 7.907 reclamações, das quais
3.624 se referem a danos em imóveis financiados com verbas do programa do
governo federal. Segundo o presidente da Caixa, Jorge Hereda, o número é muito
pequeno diante do universo de cerca de 1,2 milhão de casas já entregues pelo
Minha Casa, Minha Vida.
“Danos físicos podem ser
pequenas rachaduras, uma janela que não está fechando direito, infiltrações. E
isso não quer dizer que a pessoa tenha razão quando ela reclama. Ela diz que
tem um dano físico na casa, mas isso ainda tem que ser verificado [para ver se
a reclamação é verdadeira]. Ainda assim, é menos da metade das quase 8 mil
reclamações”, disse o presidente da Caixa.
Das reclamações, 1.372 são em
imóveis da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, cujas obras são fiscalizadas
diretamente pelo banco estatal. O restante (2.252) se refere a imóveis das
faixas 2 e 3, que são apenas financiados pela Caixa, sem um acompanhamento da
obra.
Segundo Hereda, mesmo as
residências das faixas 2 e 3 do programa são vistoriadas antes de o imóvel ser
entregue ao proprietário. “É lógico que a vistoria da Caixa já elimina um
primeiro nível de problemas. Se o engenheiro da Caixa chega lá e encontra um
problema visível, aquilo não pode ser vendido. Mas não tem como saber como uma
viga foi construída, porque ele não pode quebrar a viga e ele também não
acompanhou a obra para saber.”
De acordo com o o presidente
da Caixa, danos físicos não são um problema exclusivo do Minha Casa, Minha
Vida, mas ocorrem em todo tipo de construção. “Essa é uma regra no mercado. Não
tem nada a ver com o Minha Casa, Minha Vida. Sempre vai haver reclamação nesse
setor”, disse.
Hereda informou que as
construtoras têm cinco dias para atender aos clientes com problemas em seus
imóveis, sob o risco de entrar em uma lista de empresas com restrições da Caixa e não poder
mais contar com financiamentos do banco.
O serviço telefônico da Caixa
recebeu reclamações ainda sobre problemas envolvendo questões como entrega
(639) e invasão e ociosidade de imóveis (264). “A Caixa tem uma estrutura com
advogados [para desocupar imóveis invadidos]. A Polícia Federal vai lá e tira
[os invasores]. O programa não vai virar a situação precária que foi a
habitação desse país anos atrás.”
O Minha Casa, Minha Vida é um
programa de financiamento da compra da casa própria, do governo federal,
voltado para famílias com renda até R$ 5 mil mensais. Segundo Hereda, até o
momento já foram acertados financiamentos para 2,6 milhões de imóveis.
O número da central telefônica da Caixa para o
Programa Minha Casa, Minha Vida é 0800 721 6268.
Fonte: Agência Brasil
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