SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quinta-feira, 14 de junho de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO

Imagem meramente ilustrativa
Não é segredo para ninguém o que vem acontecendo entre a classe de Professores e o poder executivo municipal, nos últimos meses criou-se um verdadeiro impasse entre as partes, os Professores vem tentando uma negociação amigável que não cause prejuízos a categoria e que não onere o poder público, porém as negociações não estão avançando, no último dia 04/06 aconteceu uma reunião na Secretaria de Educação, os Professores chegaram as 9h00m (horário marcado pelo executivo), porém o representante do Sr. Prefeito só chegou às 11h40m, mesmo assim, os Professores esperaram pacientemente, infelizmente o acordo não aconteceu por motivos que já foram expostos anteriormente neste blog. Nessa mesma reunião o Sr. Jonas Cavalcante, solicitou do SINTE Canguaretama, que as assembleias não acontecessem mais durante a semana para as aulas não serem paralisadas, porém poucos dias depois a própria Secretaria de Educação paralisou as aulas para atender a uma Editora sobre a escolha do livro didático (tanto a Editora quanto o SINTE estavam em prol da educação), porém o fato mais impressionante, e que revoltou a categoria foi quando nessa mesma reunião os membros da equipe de negociações solicitaram a folha de pagamento dos Professores, pois seria imprescindível saber quantos Professores  existem no município e o valor dos salários pagos, só assim, poderiam calcular quanto é gasto dos recursos do FUNDEB, na ocasião fomos informados pelo Advogado e pelo Sr. Secretário de Educação que isso não seria possível, pois seria uma falta de ética, os valores dos salários poderiam ser divulgados e causar constrangimento aos Professores, diante de tal afirmação todos concordaram, e ficou acordado que seria entregue uma relação sem os valores dos salários. 
Para surpresa de todos, um carro de som saiu as ruas da cidade hoje com uma vinheta do Sr. Jonas Cavalcante (Secretário de Educação) divulgando o SALÁRIO DOS PROFESSORES, quando ele mesmo disse que não poderia ser divulgado, como se explica tal absurdo? Mais já que divulgou, agora a Secretaria de Educação pode entregar a relação com os nomes e salários pois já não é segredo para ninguém, o Sr. Secretário deveria aproveitar para divulgar o salário dele e dos seus acessores, afinal, essa é uma administração que prega a transparência e a cidadania.
Os Professores não se calaram, foram a Rádio Manguezal FM e mostraram toda a sua indignação, com apoio popular.
A reivindicação dos Professores vai muito além de salários, nos queremos:
  • Merenda de qualidade;
  • Material didático para trabalhar;
  • Melhores condições de trabalho;
  • Banheiros dignos para os alunos;
  • Salas com ventilação adequada;
  • Reforma (de verdade) nas Escolas;

Convidamos a população para visitarem as escolas e verem as condições em que seus filhos estão estudando.

"Ora, é notório no Brasil que a classe dos professores vem sofrendo péssimas condições de trabalho e uma remuneração que não condiz com a importância do ensino", exclamou Sulamita Pacheco. Ela enfatiza que, por isso mesmo, há de se reconhecer a necessidade de fortalecimento da categoria desses profissionais, base da sociedade, bem como os direitos dos docentes de reivindicar melhores condições de trabalho mais justo. 
Juiza: Sulamita Pacheco
PROFESSOR NA RUA, PREFEITO A CULPA É SUA!

Obs: O Blog SOS Canguaretama, disponibiliza o mesmo espaço para o direito de resposta.

Nenhum comentário:

Postagens antigas