SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O CORREDOR DO INFERNO!!

Verba de R$ 38 milhões só deve sair próxima semana
Ainda não será nesta semana que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberá do Estado o repasse de R$ 38,16 milhões para o pagamento dos serviços de alta e média complexidade realizados pelos hospitais credenciados ao Município. O valor só deve ser liberado na próxima semana, embora a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenha, no início da tarde de ontem, aprovado o acordo de cooperação entre as secretarias de Saúde do Estado e Município.
O documento chegou ainda ontem à Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) e foi encaminhado para aprovação do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE), para só depois voltar para a Sesap assinar e ser publicado no Diário Oficial, passando a vigorar. Como o Conselho só se reúne às quartas-feiras, o dinheiro não tem como ser liberado antes do final da próxima semana.
Por não ter o termo de cooperação, a SMS não vem conseguido pagar os hospitais que oferecem serviço de alta e média complexidade aos pacientes do SUS. A inadimplência resultou na diminuição de procedimentos, como as cirurgias ortopédicas no Hospital Memorial.Em consequência disso, vários pacientes que já deveriam ter sido submetidos a cirurgias eletivas estão há dias e até semanas no corredor do Hospital Walfredo Gurgel aguardando pela transferência. Até o final da tarde de ontem, 17 pessoas encontravam-se nessa situação.   

Jairo Peixoto (30) é um deles. O rapaz deu entrada no HWG após ter sido atingido no  joelho por uma bala perdida, no último dia 6. Ele chegou a ficar dois dias sem tomar água e comer para fazer a cirurgia e ter a bala retirada da perna, mas o procedimento foi desmarcado. Jairo está sendo acompanhado pela irmã, Maria Josiene Peixoto da Silva, que precisa se deslocar de Santana do Matos, distante de Natal 160 km. “O que a gente quer é que seja feita logo essa cirurgia”, diz Maria.
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postagens antigas