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Apesar de mais altos,
investimentos em educação ainda são mal distribuídos, aponta OCDE
Brasília – Os investimentos
totais em educação no Brasil em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) passaram
de 5,8% para 6,1%, de 2010 para 2011. No mesmo período, as aplicações diretas –
excluídos financiamentos e pagamento de bolsas, passaram de 5,1% para 5,3%. O
último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
(OCDE) mostra que, em relação a outros países, em 2010, o Brasil ultrapassou a
Hungria (4,6%), a Itália (4,7%) e equiparou-se à Suíça (5,6%). As porcentagens,
no entanto, escondem os valores reais e a má distribuição desses recursos no
país.
O relatório da OCDE mostra
que o Brasil aumentou significativamente o investimento de 2000 para 2010, mas
ainda está abaixo da média dos países da organização, que é de 6,3% do PIB. A
porcentagem significa que, por aluno de instituição pública, o país investe,
por ano, US$ 2,96 mil. Os países cuja proporção foi ultrapassada ou equiparada,
investem mais em termos reais. A Hungria investe US$ 4,8 mil, a Itália US$ 7,83
mil e a Suíça, US$ 12,8 mil.
Os números tiveram avanço em
2011. Segundo o Ministério da Educação (MEC), entre 2000 e 2011, o investimento
público direto médio por estudante, consideradas a educação básica e o ensino
superior, cresceu 500%: passou de R$ 970 em 2000 para R$ 4.916 em 2011.
"O Brasil investe pouco
e ainda tem poucos resultados diante do que é investido. Ainda temos um desafio
enorme, não cumprimos nem a agenda do século passado, ainda temos crianças fora
da escola e qualidade ruim", analisa a diretora executiva do movimento
Todos pela Educação, Priscila Cruz. "Visitando algumas escolas, fica-se
horrorizado com a situação. Temos um descaso histórico com a educação e isso
faz com que haja dívidas que o sistema tem que cobrir".
Em relação ao Custo
Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) - mecanismo aprovado em Conferência Nacional de
Educação pelo Conselho Nacional de Educação, os valores são superiores aos
necessários para oferecer um padrão mínimo de ensino. O cálculo, no entanto,
desconsidera os valores para creche, que são os mais altos e, como a etapa não
é obrigatória, não são divulgados no balanço do MEC.
"O número do governo
trata de uma média entre os valores investidos em todo o país. O CAQi é o
mínimo necessário e ele não é cumprido em todos os estados", ressalta o
presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca),
José Marcelino de Rezende Pinto. As estimativas do professor Marcelino mostram
uma desigualdade de investimento entre os estados. Elas se baseiam no que é
investido em educação pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – que representa
cerca de 2,4% do PIB.
O professor estima que em
2011, o valor por aluno no ensino fundamental tenha variado entre o mínimo de
R$ 1.729 e R$ 2.915, valor pago em Roraima. Em segundo lugar estaria São Paulo
com R$ 2.640 por estudante e Amapá com R$ 2.434. Entre os estados que pagavam o
mínimo estão Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí.
O MEC admite que ainda há
muita desigualdade. Ao falar dos resultados de 2011, o ministro da Educação,
Aloizio Mercadante, reconheceu que ainda é necessário mais investimento, mas
comemorou os números. Em termos absolutos, o investimento público direto em
educação passou de 3,9% em 2000 para 5,3% em 2011, enquanto o total passou de
4,7% em 2000 para 6,1% em 2011.
O ministro destacou também a
redução da diferença entre o que é investido por aluno na educação superior e
na educação básica. O valor investido por estudante na educação superior era
11,1 vezes maior do que o da educação básica em 2000 e passou para 4,8 vezes em
2011. Dado bastante positivo, segundo Mercadante.
Fonte:
Agência Brasil
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